A arte de torcer pelo Botafogo

Muito já se escreveu sobre o Botafogo: do início nas regatas, da gloriosa história do futebol e também da fusão entre os dois clubes, precedida por um fatídico episódio que eternizou a estrela solitária em seu escudo. Muito também se sabe sobre jogos memoráveis e títulos inesquecíveis; sobre seus inúmeros craques, ídolos mundiais; e da estreita ligação desses com a história da Seleção Brasileira, especialmente na década de ouro do nosso futebol.

Ao longo de mais de um século de sua história, foram vários os escritores, jornalistas, poetas e personalidades que em muito contribuíram para registrar as belas páginas do Botafogo de Futebol e Regatas, fazendo jus à alcunha de “clube de massa cinzenta”.

Por outro lado, parece ser unânime afirmar que não há, entre os grandes clubes do futebol mundial, nenhum torcedor que tenha passado por tantas provações e alternâncias de sensações ao longo da sua trajetória: acontecimentos improváveis, vitórias memoráveis, derrotas vergonhosas, alegrias inigualáveis, anos sem títulos, times sofríveis, perda de sede, dívidas impagáveis e um lindo estádio para chamar de seu.

Como se sabe, para o bem ou para o mal: "há coisas que só acontecem ao Botafogo".

E é procurando valorizar o abnegado e diferenciado torcedor botafoguense que nasce o livro “A arte de torcer pelo Botafogo – as tirinhas da Turma do Roma”, desenhado e produzido por Paulo Romai – o Roma, buscando decifrar, de forma bem-humorada, autoral e independente, os sentimentos e comportamentos vivenciados pelos torcedores do Botafogo de Futebol e Regatas, clube cercado de superstições e singularidades.

 

Cartunista por diversão e botafoguense por devoção, é ele o criador da divertida Turma do Roma – um grupo de nove personagens de tirinhas, cada um com um traço característico da identidade alvinegra –, que tem o compromisso de compartilhar a percepção sobre o que é ser e torcer pelo Botafogo, nas boas e piores circunstâncias.


                

A linguagem das tirinhas e o foco no torcedor botafoguense é inédito e também o grande diferencial em relação aos demais livros já publicados relacionados ao clube, nos quais se buscou embasamento e inspiração.

O livro traz uma coletânea das tirinhas publicadas nas mídias sociais da Turma do Roma nos últimos sete anos e mais outras tirinhas inéditas, especialmente elaboradas para esta edição, totalizando 229 tirinhas em 124 páginas coloridas.



Organizadas e divididas em sete capítulos, as tirinhas contemplam desde o amor pelo Botafogo e as diferentes e inusitadas formas de torcer em qualquer situação, passando pelas “infalíveis” superstições, especialmente nos tempos difíceis, às homenagens aos grandes ídolos – do futebol e de outros esportes –, sempre com uma abordagem leve e espirituosa, especialmente do Fumaça, o intrépido e sarcástico cãozinho da Turma que tem o mascote Biriba como ídolo.

O livro e vários souvenirs licenciados pelo clube estão disponíveis na lojinha oficial da Turma do Roma.


Para conhecer mais sobre a Turma do Roma, acesse: